domingo, 20 de abril de 2014

Em propaganda, hospital na Suécia oferece vagas a enfermeiras sensuais

Publicado originalmente no Opera Mundi
O diploma em enfermagem e uma vasta experiência na profissão podem não ser credenciais suficientes para se obter um emprego em um hospital da Suécia. O Hospital Geral do Sul de Estocolmo entrou em uma polêmica no país nórdico após veicular um anúncio publicitário procurando enfermeiras sensuais – e com senso de humor. As informações são do jornal The Local.
“Você será motivada, profissional e terá senso de humor. E, claro, você será atraente como uma estrela de TV com belos quadris. Se você for estudante de enfermagem, você será bem-vinda para um emprego temporário de verão no setor de emergência do Södersjukhuset(nome do hospital em sueco)”, diz o anúncio.
Oficialmente, no entanto, os diretores da instituição afirmam que o anúncio foi apenas uma maneira de chamar atenção. “Todos sempre escrevem ‘Procura-se substitutas durante o verão’. Nós queríamos um título mais atraente”, afirmou o diretor de efermagem do hospital, Mats Glaser, ao jornal Focus, da associação de enfermeiros local.
Segundo Glaser, “está claro” que o hospital não levará a aparência das pessoas em consideração como critério de contratação. “Queremos que as pessoas fiquem curiosas e tenham imaginação”, disse a enfermeira Elizabeth Gaufin à edição local do jornal Metro News.
“Acho que as pessoas entenderam que o que escrevemos foi apenas para chamar a atenção, sem qualquer repercussão negativa, diz o gerente de enfermagem Jorgen Andersson ao The Local. “Claro que ser bonita não é critério. Fizemos um anúncio e obtivemos um ótimo retorno. Mas queremos uma enfermeira que seja qualificada e boa em sua profissão, independente de sua aparência”.


Os comentários dos leitores do The Local, no entanto, não demonstram o mesmo grau de otimismo pela aprovação. Muitos consideraram o anúncio desrespeitososexista ediscriminatório. Outros, de bom humor, escreveram que procurar estagiárias bonitas é desnecessário, já que estão na Suécia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário