sábado, 11 de outubro de 2014

OUTUBRO ROSA.



É relativamente comum – e bacana! – que as empresas conscientizem seus funcionários sobre questões de saúde em geral. Não faltam temas pertinentes: doenças cardiometabólicas, doenças sexualmente transmissíveis (como hepatite C e Aids) e, claro, câncer. O blog hoje aproveita o Outubro Rosa para compartilhar ações bacanas que algumas empresas estão fazendo para chamar a atenção ao tema.
Fica aqui nossa reflexão sobre a importância de lembrar da prevenção, especialmente no caso do câncer de mama. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) indica que para 2014 são esperados + de 57 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. Quanto antes a doença for diagnosticada, mais cedo começa o tratamento, e maiores são as chances de cura.
Com os funcionários, são muitas as formas de abordar a questão.
- É um assunto pertinente para homens e mulheres. O papel da família na prevenção é crítico e, por que não dizer, um ato de amor.
- Explorar questões / dúvidas de funcionários que têm pessoas próximas (da família ou amigos) com câncer pode ajudar. O tema ainda é um tabu.
- É importante lembrar a data, mas é mais importante ainda lembrar as mulheres de fazer o autoexame e saber o que procurar (nesse caso, sempre gosto de lembrar de uma ação da Ong Se Toque, que criou um colar de pérolas, com diferentes tamanhos de pérolas que remetem a diferentes estágios da doença) e, especialmente, consultar um médico regularmente para fazer exames de diagnóstico que detectam qualquer alteração nas mamas de forma mais precoce que o autoexame.
Este ano, outras ações estão programadas!
A Avon também comemora. Hoje vi várias fotos no Facebook do escritório decorado com bexigas cor de rosa e as funcionárias orgulhosas da ação! O Instituto Avon, que participa de iniciativas de conscientização há mais de 20 anos, patrocina algumas iniciativas bem bacanas para a população. Uma delas é iluminar uma roda-gigante de cor-de-rosa no Parque do Ibirapuera de 3 a 12 de outubro. O visitante poderá andar gratuitamente na roda, desde que visite antes a tenda onde são oferecidas informações básicas sobre a doença e os exames preventivos, incluindo a mamografia.
Sesc Caxias do SulEsta semana, o Sesc Caxias do Sul distribuiu lenços rosa para todas as mulheres e um boton alusivo ao tema aos homens. Nos displays do restaurante, utilizados nas mesas, foram colocados flyers com orientação sobre a importância do autoexame, além de palestras de esclarecimento. Nessa foto aí ao lado a gente pode ver como a ação foi recebida!
O Hospital Ana Costa também caprichou. O mês começou com a distribuição de laços rosas personalizados que serão usados durante toda a campanha. Nos dias 06 e 13, o HAC receberá a visita do grupo clown S.O.S Saúde que promoverá uma intervenção teatral em todos os departamentos falando da importância da detecção precoce para o tratamento e cura do câncer de mama e convidando as mulheres a partir de 40 anos para participar do Mutirão de Mamografia. O mutirão é um esforço conjunto de vários departamentos do hospital para facilitar o acesso das colaboradoras ao exame, eliminando a burocracia para a realização deste tipo de procedimento. Normalmente, a mamografia é realizada mediante solicitação médica, com agendamento prévio, que é feito de acordo com a disponibilidade e demanda. Já durante o mês de outubro as colaboradoras serão incentivadas a realizar o exame durante o horário de expediente, bastando, para tanto, comparecer ao serviço de Mamografia Digital do HAC, que terá vagas reservadas a elas na agenda. <3
A Ong Se Toque (que eu já mencionei por conta do colar de pérolas), tem compartilhado uma série de histórias que podem ser recuperadas pelo #HistoriasdeSuperaçao.
Enfim, seja qual for o investimento ou o tamanho da ação, compartilhar a importância da prevenção do câncer de mama com os funcionários tem tudo a ver!
Se sua empresa também comemora o Outubro Rosa, compartilha com a gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário